VIAS BILIARES POR COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA (CPRE)

A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) é um procedimento que auxilia tanto no diagnóstico quanto na terapêutica, essa é aplicada com a retirada colélitos (Cálculos biliares de trajeto) ou reparo de bloqueio ou estreitamento de vias (Estenose). O diagnóstico é feito por meio da inserção de um tubo endoscópio pela cavidade oral que levará o cateter até a papila maior do duodeno para que por ela seja feita á administração do meio de contraste, neste caso o iodo, para melhor visualização da estrutura, além das imagens videoendoscopicas é necessário o acompanhamento por fluoroscopia com o arco cirúrgico, havendo assim a necessidade da presença de um profissional das Técnicas Radiológicas ( Técnico ou Tecnólogo em Radiologia), esse procedimento é realizado por um gastroenterologista, auxiliado por nós e equipe de enfermagem.

Essa imagem faz parte do curso de ANATOMIA E PATOLOGIA POR IMAGENS.

Essa imagem faz parte do curso de ANATOMIA E PATOLOGIA POR IMAGENS.

CONHEÇA O CURSO DE ANATOMIA E PATOLOGIA POR IMAGENS

http://approvare.com.br/portal/cursos-eventos/

REFERÊNCIA

BONTRAGER, K L. Técnica radiológica e base anatômica. 7. ed. São Paulo: Mosby Elsevier, 2009.

Esta entrada foi publicada em Anatomia por Imagens e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>